Quem será a celebridade do seu evento?
Quem será a celebridade do seu evento? (WHO?)
E aí, estão gostando das postagens? Eu gostaria muito de saber sua opinião sobre os temas que estou abordando. Mande seus comentários e/ou críticas para eu saber o que mais você gostaria de saber sobre eventos corporativos.
Bem vamos lá, ainda está faltando alguns tópicos da ferramenta 5W2H.
Para relembrar, já abordamos os itens: What (O quê?) e Why (O por que?) que tratam sobre os objetivos e o planejamento do seu evento. Agora, vamos falar da pessoa mais importante do seu evento, pois sem ele o evento não existiria, o público (WHO)
Não é somente um grupo de pessoas que participará de ”alguma ação”, mas sim um público específico que deverá entender e assimilar o objetivo e se adequar as ações que farão parte do evento. Por isso, o damos o nome de público-alvo.
O que você precisa saber sobre ele: faixa etária, gênero, classe social, instrução, profissão, etc. são informações técnicas que o ajudarão a determinar as ações que mais se adequarão.
Mas não é só isso, temos que ir além. Precisamos descobrir que é realmente esse público. Para isso temos três questões para abordar:
- Você conhece seus participantes?
- Sabe realmente o que fazem no seu dia a dia, de onde vêm, etc?
- Você sabe o que desejam alcançar participando do seu evento?
Essas respostas irão definir a PERSONA do seu evento.
PERSONA = Criação de um senso de personalização.
O que é isso?????
Não precisa se desesperar. O que você deve fazer é definir um personagem que representará a maioria do seu público alvo.
Veja um exemplo:
Público-alvo: Homens e mulheres, de 24 a 30 anos, solteiros, graduados em arquitetura, com renda média mensal de R$ 3.500. Pretendem aumentar sua capacitação profissional e gostam de viagens.
Persona: Pedro Paulo tem 26 anos, é arquiteto recém-formado e autônomo. Pensa em se desenvolver profissionalmente através de um mestrado fora do país, pois adora viajar, é solteiro e sempre quis fazer um intercâmbio. Está buscando uma agência que o ajude a encontrar universidades na Europa que aceitem alunos estrangeiros.
Fácil, não é? E para que tudo isso? Se, por exemplo, os participantes são os colaboradores de uma empresa e já temos um objetivo determinado pelo cliente? A resposta é simples, se você não passar a mensagem na linguagem correta não terá sucesso. É como ter um público de 35+, homens e o evento for todo realizado com uma linguagem teen (mais ou menos isso J).
Esse esquema vai ajudar:
Com a definição correta do publico e da persona, você entregará uma experiência perfeita, que inclui desde as mensagens de marketing até a escolha de palestrantes, por exemplo.
Isso é o que tornará seu evento diferente.
Boa semana 😉
Comments are closed.