Ação do dia: SURPREENDER

Ação do dia: SURPREENDER

AÇÃO DO DIA: SURPREENDER

Fiquei pensando sobre que assunto abordar com vocês hoje. E, aproveitando, essa onde de “agora que o ano começou” e falar sobre pró-atividade, mas não no sentido de resolução de problemas, mas sim, de surpreender seu cliente, em gerar uma oportunidade de negócio antes de o seu cliente pensar nisso.

Geralmente, quando trabalhamos com eventos, acabamos agindo como “fazedores”, esperando um briefing para realizar uma ação. Nos eventos corporativos, você pode se antecipar e criar uma ação ou evento que venha a suprir uma necessidade de seu cliente. Às vezes, ele nem pensou nisso e você surge com a proposta.

Para fazer isso, um dos pontos principais é você conhecer muito bem o seu cliente, o seu negócio, o seu público, seus produtos, os seus desafios e valores. Esse conhecimento vem através das informações e do relacionamento estreito com seu cliente. Quanto mais você o conhece, mais você conseguirá surpreendê-lo. Uma vez, uma consultora e querida amiga do mercado publicitário (ela foi VP de atendimento de uma grande agência em São Paulo) me deu o seguinte conselho:

“Você deve conhecer tanto do seu cliente que se um dia ele tiver que faltar no trabalho você poderá substituí-lo.”

Eu levei esse conselho a sério e fiz isso com os meus clientes e, na maioria das vezes, deu muito certo, pois eu conseguia “enxergar” às suas necessidades de um ponto de vista diferenciado e propor soluções com ações criativas com resultados efetivos.

Algumas dicas para você ter por onde começar:

  1. Atente ao calendário de datas comemorativas: https://www.calendarr.com/brasil/datas-comemorativas-2019/
  2. Busque o calendário de feiras de negócios, como essas; https://www.acontecaeventos.com.br/calendario-eventos-feiras-2019-sao-paulo.php http://www.expofeiras.gov.br/calendario-de-eventos https://www.nfeiras.com/2019/ http://www.mdic.gov.br/images/REPOSITORIO/scs/calendario_exposicoes_feiras_2019_pt.pdf
  3. Verifique qual será o planejamento de lançamento de produtos e/ou serviços de seu cliente;
  4. Se possível, conheça os outros departamentos da empresa e veja quais são suas necessidades;
  5. Apresente uma proposta bem objetiva e com uma estimativa de orçamento, isso facilitará o andamento do processo internamente;
  6. Seja realista, crie um projeto dentro do planejamento e estratégico do cliente e, principalmente, “dentro” do Budget.

Essas são algumas sugestões, seja criativo e inovador. Mesmo que cliente não aprove o projeto, com certeza, você ganhará muitos pontos com sua iniciativa. 

Eu tenho um mantra que uso sempre quando apresento um projeto: 

O NÃO eu já tenho, agora vou atrás do SIM. ☺ 

E, lembre-se: não desanime caso seu projeto não seja aprovado. Isso faz parte do negócio e dará mais garra para o próximo. 

Sucesso sempre em seu negócio. E, não esqueça, se quiser entrar em contato para alguma dica, tirar alguma dúvida é só me enviar um e-mail.

ceo@andreanogueira.com.br

 

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