Os desafios de idealizar um evento

Os desafios de idealizar um evento

Qualquer tipo de evento, seja corporativo ou social, é sempre um desafio, pois a palavra de ordem é SURPREENDER.

E, quando falamos em surpreender, primeiro temos que atender o nosso cliente neste quesito, somando a ansiedade e as muitas expectativas. Mas, para que isso ocorra, é preciso criar um elo com o cliente, colocar-se no lugar dele e ver o projeto pelo seu ponto de vista. Ou seja, ouvir o que o seu cliente tem a dizer, obtendo o maior número de informações possível. É importante, também, que saibamos interpretar os “sentimentos” do cliente em relação ao projeto.

Em alguns casos, é difícil obter um briefing com todas as informações necessárias; assim, é preciso saber o que ele deseja e como fazer as perguntas certas. Então, tenha sempre com você um roteiro para poder se orientar e não deixar passar nada. Eu gosto de utilizar uma ferramenta de marketing conhecida como: 5W2H

Se você seguir esse esquema, já terá grande parte do seu planejamento resolvido. Vou fazer um post detalhando melhor este assunto.

Depois disso, temos que ter a resposta para a pergunta mais importante:

Qual é o objetivo do seu projeto/evento?

Esta resposta vai orientar toda a sua estratégia e as ações para atingi-la. E, assim, garantir o sucesso do seu evento.

O que falei até agora trata dos desafios técnicos para idealizar um evento. Mas, para mim, um dos maiores desafios é gerar o impacto emocional do evento. E, em todo evento, qualquer que seja ele, mesmo os corporativos, é primordial que as pessoas vivenciem uma emoção: a satisfação, o sucesso, a alegria. Eu gosto de dizer que isso se traduz como a “energia” do evento. Esta energia deve ser sentida pelo seu cliente e, principalmente, pelo público do seu evento.

Isso é conquistado através das percepções mais sutis: um sorriso na recepção, o “acolhimento” no local, a sintonia na mensagem entre a comunicação e a equipe, o cuidado com a imagem da marca e até com a apresentação do pessoal da sua equipe e do pessoal de apoio, entre outros.

O detalhes é que irão compor o todo do seu evento; então, eles são importantes sim.

Preste muita atenção a eles.

E no próximo post falarei sobre o primeiro W da metodologia 5W2H.

Até lá.

Prev METODOLOGIA 5W2H – CAPÍTULO FINAL
Next What? (O quê?)

Comments are closed.