What? (O quê?)

A pergunta que vale um milhão de elogios.

What? (O quê?)

Quando um cliente nos chama para desenvolver um trabalho, precisamos que ele dê informações importantes para desenvolvê-lo. Nós, publicitários, chamamos isso de briefing:

Mas … Quase sempre o cliente não tem essas informações de uma forma ordenada, clara ou lógica. Então, o nosso primeiro passo é fazer isso por ele. Começamos anotando tudo o que ele disser; às vezes, nas pequenas coisas está a chave para criar um conceito vencedor. Então, ouvidos bem abertos, preste muita atenção nas emoções e sensações que ele está passando quando fala do projeto.

E com um roteiro estabelecido em mente, você deve ir orientando o cliente para que ele responda a todas as perguntas. Como já falei no post anterior, eu utilizo a ferramenta 5W2H; ela é simples e fácil e contém as perguntas-chave para o desenvolvimento de um excelente planejamento.

Vamos falar sobre o primeiro W – What (o quê). Aqui vamos determinar o objetivo e a meta do projeto (evento, ação promocional, campanha de incentivo, etc). Vamos deixar bem claro o que é objetivo e o que é a meta.

O objetivo é a descrição concreta de o que está se querendo alcançar, o seu propósito. Ele é estratégico e abrangente. As metas ou ações são as tarefas especificas para alcançá-las, sendo que elas têm prazos específicos para acontecerem. Ou seja, você só atingirá seu objetivo se definir as ações de forma clara, mensurável e com prazos determinados e factíveis. As ações se dividem em dois pilares: estratégicas e técnicas.

As ações estratégicas estão intimamente ligadas ao objetivo e as técnicas são relacionadas a fornecedores, projetos, prazos de produção e entrega, etc.

Como definir o objetivo?

Quanto mais específicos forem os objetivos, mais fácil será a análise e a mensuração dos resultados para avaliar se o evento foi ou não bem-sucedido. 

Os seus objetivos devem ser:

  • Realistas
  • Claros e específicos
  • Mensuráveis (em termos de recursos, quantidade e qualidade)
  • Alinhados aos objetivos da sua empresa ou negócio
  • Baseados em algum fato, necessidade ou análise prévia

Bom, este foi o primeiro e eu acredito ser o mais importante do 5W2H, pois é ele que definirá os demais. O objetivo, na maioria das vezes, deve representar a imagem da marca do seu cliente ( fique atento a isso). Pois, como sabemos, um evento ou ação de incentivo/promocional é uma das ferramentas que compõe o marketing de uma empresa.

Espero que você tenha curtido.

Entre em contato comigo, envie um e-mail com suas dúvidas ou experiências.

Referências:

Simpla Blog – Ever Brite Blog – Resultados Digitais – Manual prático de eventos (Vanessa Martin) – ibccoaching.com.br

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