METODOLOGIA 5W2H – CAPÍTULO FINAL
METODOLOGIA 5W2H
Hoje, estou super animada, pois neste post falarei sobre os últimos itens da ferramenta 5W2H e, assim, vocês estarão prontos para utilizá-la em seus projetos de comunicação, marketing, eventos corporativos e negócios.
Foram abordados os seguintes itens nos posts anteriores:
What ? (O que?);
Why ? ( O por que?);
Who ? (Para quem ?).
Os itens que explicarei agora serão: Where?, When?, How? , How much? E as suas definições:
Where? (Onde?) – Onde será feito seu evento? Na empresa? Em um hotel? Existe um departamento ou equipe responsável?
When? (Quando?) – Aqui será determinado a data do evento e os prazos para cada etapa do pré até pós evento.
Uma dica: faça uma planilha marcando a data do evento e estabeleça as etapas e as ações de trás para frente. Caso, você necessite tercerizar alguns serviços, fique atento ao prazo de entrega que seus fornecedores estipularão e, se este prazo, atenderá a sua necessidade. Na internet você encontra bons exemplos de planilhas 5W2H
How? (Como?) – Aqui você determinará as ações e as etapas para atingir o objetivo proposto. Não esqueça que é nesta fase que determinará quem e quando deverá executar cada ação e/ou etapa.
How much? (Quanto custa?) Finalmente, chegamos a um item importante, que determina o Budget (a verba) do seu projeto. Em se tratando de evento, a maioria das vezes, o cliente já tem um valor estipulado. Caso contrário, é realizado um planejamento com a apresentação de uma estimativa de custo.
Nos meus anos de trabalho já lidei com verbas de diferentes dimensões, da mais baixa (ou quase sem verba) até alguns milhares de reais, e o que eu aprendi foi:
Não será a verba que determinará o sucesso do seu evento ou projeto, mais sim, sua criatividade, um excelente planejamento e um objetivo bem definido.
Agora, você conheceu uma excelente ferramenta que te auxiliará no planejamento e na produtividade do seu projeto. Então mãos à obra. Coloque em prática o que aprendeu e depois me conte como foi.
Vou pensar em um tema bem bacana para o próximo post. Mas, aceito sugestões também. envie um e-mail com suas dúvidas ou experiências.
Até mais
Comments are closed.